quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Organização do Tempo em Manuais Pedagógicos


Leitores,

Hoje compartilhamos a dissertação de Suzana Grimaldi Machado "Da Boa Distribuição do Tempo às fases da vida educativa: organização do tempo escolar em manuais pedagógicos (Santa Catarina - 1856 a 1911)".


A dissertação foi defendida em julho de 2017 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, vinculada ao grupo de pesquisa Objetos da Escola.

O objetivo foi identificar e analisar elementos indicadores da organização do tempo escolar, tendo por base conteúdos veiculados em manuais pedagógicos publicados na segunda metade do século XIX e com indícios de circulação em Santa Catarina entre os anos de 1856 e 1911.  Compõem o corpus prioritário da pesquisa os manuais pedagógicos Curso Pratico de Pedagogia, Jean Baptiste Daligault (1870), Primeiras Lições de Coisas, Norman Allison Calkins (1886), Pedagogia e Methodologia, Camillo Passalacqua (1887), e Principios de Pedagogia, José Augusto Coelho (Tomo I, 1891; Tomo II – 1892; Tomo III e Tomo IV – 1893). Além dos manuais, foram analisados outros documentos relacionados à instrução pública, os quais, em sua maioria, compõem os acervos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.

Link para o documento, clique para abrir.

Boa leitura!



Um comentário:

Você pode deixar suas sugestões, dúvidas sobre a postagem.