História e Educação 2018 A


HISTÓRIA E EDUCAÇÃO 2018 A


A escola do ano 2000 imaginada pelos ilustradores franceses Jean Marc CotÍ e Villemard em 1899.


Leitores, 


Este espaço foi elaborado com o intuito de divulgar as atividades e OS CONTEÚDOS relacionados a disciplina de História e Educação: da Constituição da escola moderna à Primeira República, ministrada pela Professora Doutora Vera Lúcia Gaspar da Silva, na primeira fase do curso de Pedagogia, período noturno, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

PLANO DE ENSINO (clique para acessar o plano de ensino)

CRONOGRAMA DAS AULAS - ATUALIZADO EM 26/04/2018 (clique para acessar)


CONHECENDO ESPAÇOS DE "GUARDA DE MEMÓRIAS" - ATUALIZADO EM 25/03/2018: Cada grupo será responsável por “visitar” um dos locais abaixo e coletar informações que caracterizem a instituição (criação, funções, objetivos, funcionamento, acervo...). (clique no título para acessar o arquivo com o quadro dos espaços de memória que serão visitados e as divisões do grupo - arquivo atualizado em 25/03/2018 )

ROTEIRO DE VISITA (clique no título para acessar o arquivo)

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA



STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Camara (2005). História, Memória e História da Educação. In.: STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis/RJ: Vozes (pp. 416-429)


Texto 2:

LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (2005). Fontes e História da Educação. História da Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A (pp. 77-96). 


KINCHESCKI, Ana Paula de Souza; FERBER, Luiza Pinheiro; GASPAR da SILVA, Vera Lucia. Entre luvas, máscaras e trinchas: organização do acervo documental da Escola de Educação Básica Lauro Müller. In: Elison Antonio Paim; Maria de Fátima Guimarães. (Org.). Educar em Tempos e Espaços que se Cruzam: ruas, escolas, museus e arquivos. 1ª ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, v. 1, pp. 223-238.


BOTO, Carlota (2014). A Liturgia da Escola Moderna: Saberes, valores, atitudes e exemplos. Revista História da Educação[Online] Porto Alegre v. 18 n. 44 Set./dez. 2014 (pp. 99-127). Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/45765/pdf_31.


GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (2007). A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos para uma re-escrita. Revista Educação em Questão. Natal, v. 28, n. 14, , jan./jun. 2007(pp. 121-146). Disponível em http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4467/3658.


VIDAL, Diana Gonçalves (2013). Faces da obrigatoriedade escolar: lições do passado, desafios do presenteVIDAL, Diana Gonçalves; SA, Elizabeth Figueiredo de; GASPAR da SILVA, Vera Lucia (Orgs.) (2013). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. 1. ed. Cuiabá - MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso EdUFMT (pp. 11-20).


CHARTIER, Anne-Marie (2013). Paradoxos da obrigatoriedade escolar. VIDAL, Diana Gonçalves; SA, Elizabeth Figueiredo de; GASPAR da SILVA, Vera Lucia (Orgs.) (2013). Obrigatoriedade Escolar no Brasil. 1. ed. Cuiabá - MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso EdUFMT (pp. 421-438).


ARAÚJO, José Carlos Souza; BUENO DE FREITAS, Anamaria Gonçalves; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (2008). À Guisa de um Inventário sobre as Escolas Normais no Brasil: O movimento histórico-educacional nas unidades provinciais/federativas (1835-1960). In.: ARAÚJO, José Carlos Souza; BUENO DE FREITAS, Anamaria Gonçalves; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (Orgs.) (2008). As Escolas Normais no Brasil: Do Império à República. Campinas/SP: Alínea Editora (pp. 11-27).


SOUZA, Gizele de. História da Educação Infantil no Brasil: lugares, propósitos e ações que conformaram o jardim de infância e a creche como espaços de educação das crianças. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de & ARAÚJO, Vania Carvalho de. (Org.). História da Educação e da Assistência à Infância no Brasil. 1ed.Vitória: EDUFES, 2011, v. 8 (pp. 245-272).


SCHMIDT, Leonete Luzia; SCHAFASCHEK, Rosicler; SCHARDONG, Rosimeri (2012). A Educação em Santa Catarina no século XIX: As escolas de instrução elementar e secundária e os debates nos jornais da época. Constituição física, pedagógica e legal da Rede Pública de Ensino Elementar em Santa Catarina. Florianópolis/SC: DIOESC (pp. 170- 192). 


FRADE, Isabel (2016). Materiais utilizados para ensinar a ler e escrever no Brasil: significados e pragmática (1840-1960). In: CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; CASTRO, Cesar Augusto (Orgs.). Livro, Leitura e Leitor: Perspectiva histórica. 1ed. São Luís: Café & Lápis e EDUFMA (pp. 421-448).


PERES, Eliane & RAMIL, Chris de Azevedo (s/d). Cartilhas, Pré-Livros, Livros de Alfabetização ou Livros para o Ensino Inicial da Leitura e da Escrita: Guardá-los e estudá-los, para quê? (Texto 11 - no prelo, disponibilizado pelas autoras).



Boas leituras...

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